No momento você está vendo O Que é Resiliência Mental

O Que é Resiliência Mental

A resiliência mental ou psicológica é definida como a capacidade de um indivíduo de se adaptar com sucesso às tarefas da vida em face da desvantagem social ou de condições altamente adversas. A adversidade e o estresse podem surgir na forma de problemas familiares ou de relacionamento, problemas de saúde ou preocupações no local de trabalho ou financeiras, entre outros.

Estudos de pesquisa dizem que a inteligência é responsável por apenas cerca de 30% de suas realizações na vida e isso está no limite superior. Seu talento e sua inteligência não desempenham um papel tão importante quanto a maioria das pessoas pensa. A resistência mental tem um impacto maior do que o talento ou a inteligência.

A palavra “determinação” é o termo que os pesquisadores usam para descrever a resistência mental e desempenha um papel mais importante do que qualquer outra coisa para atingir seus objetivos na vida, nos negócios e na saúde. E você pode fazer muito para desenvolver resistência mental.

 

Os neurocientistas estão continuamente descobrindo mais sobre a maravilha que é o cérebro humano, em parte graças às técnicas avançadas de neuroimagem nos últimos anos.

Nosso estilo de vida também mudou dramaticamente nos últimos 30 anos, em grande parte devido aos avanços da tecnologia e da internet. O Dr. Martin Hilbert, da Universidade da Califórnia em Davis, calculou que agora recebemos cinco vezes mais informações por dia do que recebíamos em 1986. A quantidade de informações que produzimos em um dia por meio de e-mail, sites de redes sociais e mensagens de texto é em média seis jornais, em comparação com dois e meio na década de 1980.

Alguns dizem que estamos vivendo em uma sobrecarga cognitiva e que há um limite para o número de coisas com as quais nosso cérebro pode lidar ao mesmo tempo.

Algumas dicas para ajudá-lo a aumentar sua resistência mental …

Pare com as Multitarefas: Nossos cérebros não foram feitos para multitarefa. Nossos cérebros são projetados para se concentrar em uma coisa de cada vez, e uma enxurrada de informações e estímulos simultâneos prejudica nosso poder de raciocínio e retarda as reações.

 

Concentre-se em uma coisa de cada vez . Segundo Daniel Levitin, autor de “The Organized Mind: Thinking Straight in the Information Overload”, incentiva a imersão deliberada. Fazemos isso dividindo nossas atividades diárias em intervalos de tempo e imergindo em uma única tarefa por um período sustentado, em torno de 30 a 50 minutos, sem distrações aumentaria e muito o nosso desempenho como um todo.

Dormir o suficiente: Esta é geralmente a maneira mais simples de reconfigurar o cérebro. Seu cérebro se limpa quando você dorme. O sono é vital para nos ajudar a digerir e solidificar as informações que adquirimos durante o dia. Ele melhora nossa capacidade de integrar informações não associadas para a solução criativa de problemas e aumenta a memória. Enquanto você dorme, seu cérebro “deleta” as conexões sinápticas que você não usa. Essa capacidade de descartar informações inúteis evita que seu cérebro seja sobrecarregado.

 

Na Universidade de Haifa em Israel, os pesquisadores descobriram que, depois de aprender uma nova tarefa pela manhã, um grupo que tirou uma soneca de 90 minutos foi capaz de se lembrar da tarefa significativamente melhor no final do dia do que um segundo grupo que não não tire uma soneca. Uma soneca de até 10 minutos melhora a função cognitiva e o vigor.

Hits: 13