No momento você está vendo Alguns Fatos sobre a Resiliência

Alguns Fatos sobre a Resiliência

Uma série de fatores contribuem para que uma pessoa tenha resiliência e muitos estudos mostram que o principal fator para se alcançar a resiliência é ter relações afetivas e de apoio emocional, dentro e fora da família.

Os relacionamentos que criam amor e confiança, tranquilizam e ajudam a reforçar a resiliência de uma pessoa.

Vários outros fatores estão associados à resiliência, alguns deles são:

  1. A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.
  2. Uma visão positiva de si mesmo e confiança em seus pontos fortes e habilidades.
  3. Habilidades em comunicação e resolução de problemas.
  4. A capacidade de gerenciar sentimentos e impulsos fortes.

 

O que é resiliência?

O termo resiliência originalmente é um conceito da física e se refere à propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Analogamente a psicologia adota este termo para se referir à capacidade que as pessoas têm de se adaptarem às dificuldades, traumas, ameaças, tragédias ou fontes significativas que podem provocar estresse.

Tais como problemas familiares e de relacionamentos, problemas relacionados à saúde, ou estressores financeiros, ou relacionados ao trabalho. Significa “recuar” de experiências difíceis.

Mas saiba que ser resiliente não significa dizer que uma pessoa não tenha dificuldade ou angústia. Não é isso! Dor e tristeza emocional são comuns em pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas. É muito provável que o caminho da resiliência envolva considerável sofrimento emocional.

O mais importante é que a Resiliência não é uma característica determinante, ou seja, que as pessoas tenham ou não. Ser Resiliente envolve comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas, exercitadas e desenvolvidas em qualquer pessoa!

Pessoas resilientes estão mais aptas para confiar em si mesmas, em suas capacidades de conduzir e enfrentar os desafios que a vida impõe. Sendo assim, os indivíduos mais resilientes tendem a ser mais proativos e estão mais capacitados a trabalharem mais arduamente para evitar que certas questões e doenças ocorram.

Hits: 31