No momento você está vendo O Que é Hipnoterapia?

O Que é Hipnoterapia?

A hipnoterapia está ganhando destaque na mídia pelas suas diversas aplicações, que ajudam pacientes com diversos tipos de problemas muito comuns. Ela tem sido utilizada e é estudada há mais de 100 anos, ajudando as pessoas a obter mais controle sobre comportamentos indesejados e outras condições, incluindo:

  • Controle da dor: A hipnose pode ajudar com a dor devido a queimaduras, câncer, parto, síndrome do intestino irritável, fibromialgia, problemas da articulação, procedimentos odontológicos e dores de cabeça.
  • Mudança de comportamento: A hipnose tem sido usada com algum sucesso no tratamento de insônia, enurese noturna (xixi na cama), fumo e comida em excesso.
  • Condições de saúde mental: A hipnose pode ajudar a tratar os sintomas de ansiedade, fobias e estresse pós-traumático.

Vamos nos aprofundar um pouco na hipnoterapia e suas práticas.

O que é hipnoterapia?

A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é o uso clínico da hipnose, ou seja, a aplicação da hipnose por um profissional em seu contexto de atendimento. Ela é usada para induzir o paciente a um estado especial de consciência (ou transe hipnótico), que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

Esse estado de transe hipnótico, ou também denominado somente como “transe” é semelhante a estar completamente absorvido em um livro, filme, música ou até mesmo nos próprios pensamentos ou meditações.

Nesse estado, os pacientes podem focar sua atenção completamente para dentro de si. O objetivo é utilizar todos seus recursos internos para ajudá-los a fazer mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamento (orientado a um objetivo).

No contexto clínico, conseguir eliciar esse estado aumenta consideravelmente o engajamento do cliente no tratamento, além de ter outros benefícios comuns em diferentes aplicações.

Benefícios da hipnoterapia

Existem muitos benefícios diferentes pelos quais uma pessoa pode querer tentar a hipnoterapia. Abaixo você pode ver alguns benefícios, em breve iremos tratar um a um em nosso blog e em vídeos:

  • Alívio das condições de dor crônica;
  • Ajuda no alívio de náuseas e vômitos;
  • Redução da dor durante o parto,
  • Controle de dor e ansiedade em procedimentos odontológicos ou cirurgia;
  • Enfrentamento dos efeitos dos transtornos de personalidade;
  • Enfrentar as crises de ansiedade;
  • Tratamento da insônia, por meio de auto hipnose e técnicas simples para uso cotidiano;
  • Ajuda no enfrentamento de vícios em álcool, cigarros e outras drogas.
  • Impulsos compulsivos como alimentares, limpeza, compra entre outros

A Hipnoterapia é perigosa? Quais Seus Riscos?

A hipnoterapia conduzida por um terapeuta ou profissional de saúde treinado é considerada um tratamento seguro, complementar e alternativo. No entanto, a hipnose pode não ser apropriada para pessoas com transtornos mentais graves (como transtornos dissociativos).

Mas, para pessoas comuns a hipnoterapia não é um procedimento perigoso. Não é controle da mente ou lavagem cerebral. Um terapeuta não pode fazer uma pessoa fazer algo perigoso ou qualquer outra coisa que ela não queira fazer. O maior risco é que memórias falsas podem ser potencialmente criadas, geralmente como resultado de sugestões não intencionais ou de perguntas dirigidas pelo terapeuta.

Então ela continua sendo considerada uma técnica eficaz e amplamente utilizada por grandes profissionais em todo o mundo com o objetivo de aumentar a eficácia dos resultados clínicos principalmente na Psicoterapia onde podemos potencializar os tratamentos reduzindo o tempo geral do mesmo.

Hits: 20