No momento você está vendo Construindo resiliência com hipnoterapia

Construindo resiliência com hipnoterapia

Ser resiliente diante das adversidades, seja qual for a situação difícil ou desagradável, tem benefícios imediatos e a longo prazo para o bem-estar mental e físico. Somos sempre inerentemente livres para escolher como responder, não importa em que situação difícil possamos nos encontrar, mas para alguns, pode não parecer assim. Cada vez que você usa sua força interior quando enfrenta uma situação desafiadora, você se torna mais confiante de que você pode fazê-lo em situações futuras. No entanto, precisa haver uma primeira vez de usar essa força interior. A hipnoterapia pode ajudar um cliente a desenvolver uma mentalidade mais positiva, suporte ao acesso e obter crescimento pessoal, levando a uma maior resiliência geral. Essa resiliência pode apoiar um indivíduo em momentos de angústia e dificuldades, seja um evento ou incidente infeliz, uma catástrofe ou desastre, ou um tempo contínuo de problemas ou miséria.

A “resiliência” ou a capacidade de lidar e se recuperar das adversidades às vezes é considerada como um traço pessoal. De fato, cada um tem seu próprio nível natural de resiliência, mas isso é algo que pode ser desenvolvido sem sequer precisar ser imerso em tempos difíceis. Ao fortalecer estratégias de enfrentamento pessoal, você é mais capaz de enfrentar dificuldades e desafios quando eles surgem, lidar bem com eles e aprender com eles. Isso fortalece ainda mais a resiliência.

Um pedido comum feito de hipnoterapeutas é para ajudar a superar uma situação difícil ou desagradável passada ou para ajudar a ganhar uma maneira de lidar com um momento presente ou próximo desafiador. Para qualquer pessoa atualmente imersa em uma situação desafiadora, então uma abordagem de hipnoterapia diferente pode ser usada inicialmente para lidar com o sofrimento atual. No entanto, o aumento da resiliência pode reduzir o risco de lutar com uma experiência traumática ou um evento negativo, ajudando a aumentar a resiliência geral.

As principais áreas que você pode explorar dentro de uma consulta ou ingestão de hipnoterapia, a fim de ajudá-lo a direcionar seu trabalho de construção de resiliência com mais precisão, incluirão:

  • Capacidade de definir e alcançar metas
  • Extensão do sentimento de que a vida tem significado
  • Ter e se envolver em uma rede social de apoio
  • Capacidade de se concentrar, planejar e agir diante das adversidades
  • Ser capaz de notar quando sobrecarregado, e avaliar as razões
  • Ter uma atitude positiva para desafios
  • Ter fé em algo fora de si que pode dar força interior
  • Ter uma crença na capacidade de escolher resposta em crise ou quando em uma situação estressante
  • Cuidando de si mesmo, alimentação saudável e exercícios
  • Ter uma habilidade (e mentalidade) para se adaptar às mudanças

Três áreas-chave com as quais você provavelmente trabalhará são, a mentalidade do cliente (pode/não pode fazer), sua capacidade de se envolver com suporte (ninguém é uma ilha) e sua capacidade de crescer, aprender e desenvolver estratégias positivas de enfrentamento.

Mentalidade

Você é um copo meio vazio, ou um copo meio cheio? Geralmente, aqueles que são mais para “meio vazio” e têm uma mentalidade mais pessimista são menos resistentes do que aqueles que são mais “meio cheios” e otimistas. Sua mentalidade influencia a forma como você vê um desafio. Enquanto uma pessoa otimista se concentrará no que pode ser feito para melhorar uma situação, uma pessoa mais pessimista muitas vezes está mais focada no que há de errado nessa situação. Além disso, dentro do reino da mentalidade, está a percepção de controle. Ao focar no que pode ser feito, um otimista se sentirá mais no controle e isso pode levar a ações positivas e construir a resiliência. Em vez de “isso é horrível”, pode ser mais útil pensar “o que posso mudar para torná-lo diferente”. Por exemplo, seu carro pode quebrar e você está esperando por recuperação. Em vez de ficar estressado com a reunião para a qual você vai se atrasar e todas as consequências (percebidas) negativas, você poderia se concentrar no que você poderia fazer. Como ouvir o rádio, fazer anotações no seu telefone, até mesmo ter algum tempo para pensar e planejar suas próximas férias e fazer uso desse tempo de ‘pausa’ embora inesperado.

Um hipnoterapeuta diante de um cliente de mentalidade ‘vítima’ provavelmente se envolverá no trabalho para desenvolver a responsabilidade emocional desse cliente e ajudá-lo a ganhar o hábito de responder a situações de forma mais positiva e engenhosa. Isso pode se relacionar com a mudança de velhas maneiras inúteis de responder (comportamentos habituais), bem como desenvolver novas estratégias mais úteis. Técnicas de liberação de hábitos e imagens podem ser úteis e o ensaio mental/futuro pode ser utilizado para grande efeito aqui para explorar novas formas positivas de resposta. No entanto, o trabalho cognitivo também é altamente benéfico, ajudando um cliente a aprender a identificar e desafiar crenças rígidas e limitantes e entender como se desenvolver e se envolver com formas mais flexíveis e engenhosas de pensar.

Apoio

Há muitas analogias de um lobo solitário ser um líder forte, mas lobos são animais de carga. Embora você possa construir uma casa por conta própria, muitas vezes é mais fácil e melhor fazê-lo com os outros. Pode ser percebido como um sinal de força para não confiar em mais ninguém, mas isso também pode ser visto como uma fraqueza. A força pessoal é positiva, mas poder pedir e receber apoio quando é necessário é sinal de um ego saudável. Além disso, ser capaz de se relacionar e entender os desafios de outra pessoa e oferecer-lhes apoio também é saudável. Simplesmente saber que há pessoas que ajudariam, e que se importam, pode ser suficiente para oferecer força em tempos de adversidade. Ao dar ou receber ajuda, pode haver uma sensação de “juntos somos mais”, à medida que os pontos fortes de cada pessoa se unem. No entanto, para serem verdadeiramente solidários, amizades e outras relações importantes se beneficiam de serem mantidas, em vez de apenas serem convocadas em momentos de necessidade.

Para um hipnoterapeuta ajudando um cliente, pode ser fácil para o cliente começar a confiar em você como sua forma de suporte. No entanto, pode ser muito mais benéfico ajudar o cliente a desenvolver habilidades e estratégias para desenvolver e construir relacionamentos fortes e solidários e obter a compreensão de como manter essas relações através de tempos bons e desafiadores. Isso pode ser alcançado tanto com uma discussão quanto usando uma série de técnicas comportamentais para desenvolver bons hábitos de relacionamento, técnicas cognitivas abordando quaisquer crenças limitantes sobre sua capacidade de contribuir e se envolver em relacionamentos, e até técnicas analíticas para obter insights sobre onde eles poderiam ter lutado antes, bem como obter maior compreensão sobre o que contribui para quaisquer fortes relações positivas que eles têm atualmente.

Crescimento

É fácil, quando algo não vai bem, simplesmente nem tentar fazê-lo novamente. De fato, poucas pessoas dirão que acham o fracasso uma experiência positiva. Seja uma relutância em errar novamente, o medo de fazer papel de bobo, ou mesmo o risco percebido de se machucar emocionalmente, é mais fácil se afastar do mesmo ou de um desafio semelhante, do que enfrentá-lo. No entanto, quando escolhemos usar essa falha como informação, uma maneira de “obter feedback”, ela pode tirar o poder emocional dela. Temos então o potencial de fazer uso dessas informações para encontrar uma nova maneira de trabalhar com essa situação. Tanto crescimento pessoal pode ser alcançado aprendendo com situações de teste, especialmente quando os resultados são inesperados ou “fora do plano”. Curiosamente, quando as coisas vão muito bem, este também é o momento ideal para considerar as informações de feedback também. Podemos aprender com o que não correu bem, e o que correu muito bem.

Quando seu cliente desenvolveu a perspectiva de aprender deliberadamente com resultados positivos e negativos, você pode, então, dar um passo adiante; por tê-los ativamente desafiando a si mesmos. Ao se envolver em pequenas tarefas e atividades que testam suas estratégias de enfrentamento, você começa a aumentar sua resiliência, assim como um treino regular, embora desafiador, pode impulsionar seu condicionamento físico. Você começa a entender que você pode confiar em si mesmo e em sua habilidade de lidar com isso. Esta forma de “teste do mundo real” é uma ótima maneira de mover a consciência de sua resiliência de pensar (que você pode ser capaz) de fazer (e lidar ativamente com isso). Não há necessidade de imergir imediatamente um cliente com um 10/10 na escala ‘desafiadora’. Comece em 1/10 e explore as formas de responder à medida que você constrói habilidades de autoconhecimento e resiliência. Também pode ser útil se afastar da “vitória” percebida do sucesso e ter uma perspectiva mais exploratória, por isso é curioso quanto a como seria nessa situação, em vez de focar em um resultado específico.

Para um hipnoterapeuta que ajuda um cliente, tanto sucessos quanto falhas podem ser utilizados ao trabalhar com um cliente para aumentar sua resiliência. Isso pode ser feito com uma discussão, explorando cada situação e ganhando insights dessa forma, mas também pode ser explorada dentro da hipnose. Isso pode ser particularmente eficaz ao usar a regressão a eventos positivos passados e se basear nos aprendizados desses eventos para desenvolver uma consciência das habilidades e recursos internos. Isso pode, então, levar a um ritmo futuro, usando esses mesmos recursos em desafios futuros antecipados. Estes podem ser explorados com uma série de respostas diferentes e o cliente ajudou a descobrir a maneira ideal de responder. Além disso, essa abordagem ajuda um cliente a “praticar” a resposta, tomando-o de saber como poderia responder a ter experimentado a si mesmo, ganhando assim confiança em suas habilidades.

Hits: 5